Ações do NavegaPara na Amazônia são apresentadas na X OID


Por Adriane gama

Pela manhã do segundo dia da X Oficina de Inclusão Digital, em Vitória- ES, aconteceu uma plenária com o tema “Programa NavegaPará, Conexão, Integração e Inclusão na Amazônia”, na sala das Andorinhas, contando com a participação de 50 pessoas, na maioria, pelos monitores do Pólo Norte do Telecentros BR, em especial do Pará que trabalham nos infocentros digitais. Neste debate, a nova coordenadora do NavegaPará, Leila Daher fez uma exposição sobre o projeto e mostrou os desafios e novas conquistas desse programa de inclusão digital na região norte. Em seguida, Coordenador do Projeto Infocentros, Thiago Cardoso explanou sobre com mais detalhe sobre a importância dos infocentros nos municípios do Pará.

Casa Brasil de Santarém

A pauta em destaque foi quando a coordenadora ressaltou a Casa Brasil de Santarém como exemplo de espaço digital comunitário que deu certo com a parceria das três esferas governamentais e o apoio de um conselho gestor participativo empenhados juntos para o benefício coletivo da comunidade, afirmando que em breve, o NavegaPará irá colocar mais velocidade na conexão de internet, devido a quantidade maior de computadores no local, diferenciando-se dos outros infocentros, com espaço Multimídia, Metareciclagem e o Cyberxibé. No final da plenária, os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre os espaços digitais dos seus municípios. Estavam presentes, neste momento, a Coordenadora da Unidade Adriane Gama, Coordenadora do infocentro Cíntia Araújo e o Conselheiro Gestor da CBS Tarcísio Ferreira, também tutores do Telecentros BR.


Plenária Inclusão Digital Rural

Ainda pela manhã, houve uma outra plenária cujo tema era Inclusão digital no meio rural, com um dos palestrantes, Paulo Lima, do Projeto Saúde e Alegria, Santarém – PA, o qual pode apresentar os desafios e experiências amazônicas de cultura digital, onde alguns monitores do Telecentros BR que moram na zona rural, em especial, nas áreas ribeirinhas, puderam se identificar com a real situação dessa região. Na ocasião, também foi enfatizado a questão temática da reforma agrária dentro das discussões sobre inclusão digital.

Deixe um comentário