Dependência Tecnológica


Por Joice Allana   – Colaboradora da Casa Brasil de Santarém

O ser humano sempre procurou produzir mais com menos esforço, e essa necessidade de algo que pudesse facilitar suas atividades, fez com que criassem meios tecnológicos para auxiliá-lo em suas tarefas, criando máquinas, para a simplificação e evolução do trabalho humano.

Com o passar dos tempos, a tecnologia utilizada para a criação das máquinas, foi se transformando e evoluindo cada vez mais. Atualmente ela modifica-se continuamente, tanto que chegamos a um estágio em que todos os equipamentos acabam se tornando obsoletos mais rápido, pois a cada dia, cria-se um equipamento novo, mais eficiente, mais confiável, e com maior poder de nos auxiliar em nosso trabalho diário. Por esses e por tantos outros motivos, a tecnologia tornou-se essencial na sociedade em que vivemos, e todas as pessoas, querendo ou não, utilizam-na em seu dia a dia . Por causa de suas vantagens, a tecnologia fez com que muitos tornassem-se vítimas do consumismo, a ponto de serem subordinados à ela.

É notável que nos dias atuais, as pessoas já não conseguem mais se imaginar sem seus aparelhos tecnológicos, mas isso, já era de se esperar, afinal elas foram substituindo sua inteligência e capacidade de memória por um HD externo, sem falar naquelas pessoas que passam a maior parte do seu tempo na frente de um computador, em sites de relacionamento ou em redes sociais, deixando de se divertir e conversar pessoalmente com os amigos, para ficar teclando no bate-papo virtual, e assim, tornando-se cada vez mais sedentário, sem praticar nenhuma atividade física. Diria até que para essas pessoas a tecnologia não faz mais parte de sua vida, mas sim, consome uma parte dela.

Não fique pensando que, eu sou uma antiquada ou “Anti-Tecnológica”, de forma alguma, gosto da tecnologia , por isso estou usando uma para dar informação à vocês galerinha. Sou à favor da tecnologia, e principalmente do bom uso dela , pois pra mim a tecnologia não é um problema, o problema é o consumismo e o mau uso que certas pessoas fazem dela. Na verdade ela pode ajudar, e muito, aqueles que sabem utilizá-la para seu crescimento pessoal. Um exemplo disso é o E-Book, nesse aparelho podemos ter vários livros, para lermos quando quisermos (isso, é claro, se a bateria estiver carregada). Outro belo exemplo da boa utilização da tecnologia, é o espaço Casa Brasil, que usufrui muito bem dos equipamentos, para incluir e difundir à toda a comunidade a Cultura Digital.

Bom, finalizando essa postagem, quero deixar um recado à vocês galerinha: que vocês utilizem bastante da tecnologia que o espaço Casa Brasil oferece à vocês e a toda a comunidade, mas também, não deixem de brincar, praticar esporte, se divertir e ter aquela roda de conversa com os amigos, estudar e ler bastante, pois tudo isso, tenham certeza, é muito importante.

Deixe um comentário