Diversidade Amazônica no 7º Congresso Mundial do IDEA 2010


Com o lema principal – “Viva a Diversidade Viva – Abraçando as Artes de Transformação! A VII IDEA (Congresso Mundial de Drama, Teatro e Educação) aconteceu em Belém, nos dias 17 a 25 de julho, na Universidade Federal do Pará, reunindo vários representantes de organizações internacionais, redes mundiais, Ministérios da Educação e Cultura, ONGs, lideranças comunitárias, arteducadores, educadores das escolas e universidades de todo o mundo, com a finalidade de construir e debater paradigmas educacionais baseados na educação artística, na cooperação, saberes e técnicas de transformação, estimulando a diversidade cultural como uma garantia pela democracia viva e participativa.

A partir de diálogos e debates intensos desde a sua fundação em 1992, a IDEA agrega experiências, habilidades e sugestões de artistas de teatro, professores e jovens artistas considerando toda sua diversidade. Nesta edição em Belém do Pará, os amazônidas, anfitriões locais puderam demonstrar sua criatividade e diversidade cultural para o mundo inteiro. Os parceiros sociais entre muitos, como a Fundação Curro Velho, a Casa da Linguagem, SECULT e o Governo do Estado se mostraram atentos e dispostos a contribuir com sucesso deste congresso.

A Coordenadora da Casa Brasil de Santarém, Adriane Gama esteve presente no IDEA, participando de debates sobre arte-educação, escola e cidadania, no Centro de Convenção da UFPA, na apresentação artística do Curro Velho, com a peça teatral “Juni Amã”, uma fábula de uma semente em defesa das florestas e preservação das espécies, acompanhada pelo Superintendente Valmir Bispo, desta Fundação, o qual está muito disposto a celebrar uma parceria estadual com a Casa Brasil e Puraqué. E por fim, participou do Cortejo Cultural, cuja manifestação artística fechou o evento internacional IDEA no Pará. Segundo a Coordenadora da Unidade, depois de vivenciar esta folia cultural, a ideia agora, é trazer juntamente com o apoio do Curro Velho, esta experiência folclórica do Cortejo para Santarém, no Forum Social PanAmazônico, no final do ano.

Cortejo Cultural

No final deste evento, na manhã de domingo, dia 25 de julho, houve uma apresentação do cortejo cultural popular, reunindo os participantes do IDEA e grupos culturais locais, regionais e internacionais, caminhando ao redor de uma importante praça, em Belém do Pará. O percurso do cortejo teve um pouco mais de um quilômetro e saiu da Casa da Linguagem em direção ao anfiteatro aberto da Praça da República. Mais de 300 pessoas estiveram presentes, entre artistas que integram grupos folclóricos, atores, cantores, dançarinos, artesãos, artistas independentes e pessoas que passavam na hora do cortejo, atraídos pela cor, alegria e muita música. O grupo folclórico paraense Pavulagem foi um dos grupos musicais que comandaram e levaram o cortejo com cantigas de carimbós e de rodas.

Deixe um comentário