Vamos Cuidar Melhor da Terceira Idade no Brasil!


*Por Nadilene Teles

O Brasil cresceu sobre a égide de “país do futuro”. Por conta disso, esqueceu seu passado e, por tabela, seus idosos. Criou-se por aqui, ainda a ideia de que velhos são estoneo e assim, prejuízo social. Daí para o descaso, por exemplo, em ônibus e filas é um passo. A idade mais avançada sofre preconceito e descriminação principalmente, a desatenção nas filas de postos de saúdes e assentos de cadeiras que, na maioria, das vezes estão ocupadas. No Brasil, infelizmente, existem pessoas que ainda rejeitam essas pessoas, nem pensando que um dia, se tiver oportunidade, passará por esse momento na vida. É uma falta de respeito àqueles que tanto fizeram por nosso país com seu trabalho.

Os conhecimentos e as experiências valiosas, muitas vezes, são ignorados. Merecem, sim, todo respeito e paciência. Por outro lado, há avanços colaborativos por toda a parte quanto a essa situação. Pedem com certeza socorro e gostariam, que cada um estivesse disposto a colaborar e auxiliar os “velhinhos”, não usurpando um direito de uma pessoa da terceira idade. No dia 1 de outubro, foi comemorado o dia Nacional do Idoso. Parabéns a todos que estão nessa idade maravilhosa, quanto a nós vamos lá cuidar, respeitar e ajudar os idosos com muito carinho, um dia seremos também!

Aproveitamos o ensejo para desejar muitas felicidades para a turma do MID – Melhor Idade Digital da Casa Brasil de Santarém, pessoas guerreiras que estão quebrando barreiras e paradigmas nesta cultura digital. Demonstrando dignidade e nos ensinando que aprender nunca é tarde demais!!

*Nadilene Teles – Colaboradora intelectual que atua há mais de um ano na Casa Brasil de Santarém, como monitora na sala de leitura e infocentro, além de ter participado como monitora do programa Telecentros BR. Bailarina por aptidão, atriz do teatro Manatee e ativista em software livre na Amazônia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: