Emoção na Terceira Sessão de Cineclube na Casa Brasil


Por Carlos Rodrigues

         Neste último sábado aconteceu mais uma sessão do Cineclube 1ª Estação, na Unidade Casa Brasil, com dois filmes clássicos. Na primeira sessão prestigiamos o filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin de 1940, onde ele interpreta ao mesmo tempo um ditador com referências a Hitler, e um barbeiro, humilde e de bom coração. Por virtude do destino, o judeu, é amigo de general do exercito de Hitler, e nos dá uma lição de vida para todos nós, de como deve ser uma vida sem racismo, onde o ser humano será visto não como uma maquina de guerra mas como “Ser Humano”, onde a cordialidade, o companheirismo, a igualdade racial e religiosa é soberana. O filme foi muito bom, nesta sessão contamos com a participação de mais de 80 pessoas, o auditório ficou lotado, e todos se divertiram e ficaram atentos como os personagem, de forma bem cômica, mostra como devemos ser para com o próximo, que é nosso irmão, onde o amor deve prevalecer diante de tanta injustiça e desigualdade.

         Na segunda sessão, assistimos o filme “O Conde de Monte Cristo” mais que uma obra de arte, este vindo da inspiração do escritor Alexandre Dumas, que escreveu um livro em 1844, falando da história de um jovem que foi injustiçado, preso, humilhado e sofreu muito por um crime não cometido. Sua sede é de vingança, ele conhece um mestre onde este lhe ensina como deve agir diante de tal injustiça. Neste segundo tempo, teve a participação de mais de 50 pessoas onde as mesmas viram que no mundo atual, nos deparamos com vários acontecimentos semelhantes, onde a injustiça, a impunidade, e a inveja do próximo podem parecem prevalecer, até certo ponto e momento. Esse filme vem nos mostrar que devemos sim ter um mundo de igualdade e de pessoas que sejam sábias e usam a sua sabedoria para o bem. Em um dos trechos do filme, o personagem fala algo super marcante para quem o assistiu: “Podem tirar a sua Liberdade mas a sua sabedoria não”. Está frase, foi o ponto mais bem abordado pelas pessoas presentes na roda de conversa, diálogo aberto, que teve no final do filme. Podem tirar tudo de você, mas a sabedoria não se tira, ela se conquista e deve ser repassada para as demais pessoas.

            Você que ainda não participou, não fique triste, lhe esperamos na próxima sessão do Cineclubismo da Casa Brasil de Santarém, que acontecerá no dia 28 de abril. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: