I Formatura dos Monitores do Telecentros BR na Amazônia


Tutores, supervisores, equipe técnica, especialistas e parceiros, no dia 16 de fevereiro de 2012, promoveu o I Encontro de Certificação dos Monitores do Pólo regional Norte, sendo também considerado a primeira Formatura Nacional do Telecentros BR, onde teve dois momentos importantes, um presencial e outro à distância. De manhã aconteceu simultaneamente em Santarém e Belém e à tarde, a partir das 16h, foi realizada uma web conferência, com o tema “ O telecentro, o trabalho comunitário e a inclusão social -trocando experiências”, contando com a participação especial dos Monitores Formandos do Projeto, de outros estados da Amazônia.

Em Belém, o encontro presencial aconteceu às 9h da manhã, no Telecentro Lar Fabiano de Cristo, localizado na Rua Barão de Igarapé Miri, no bairro do Guamá. Já em Santarém, no mesmo horário, o evento foi realizado no auditório da Casa Brasil, no bairro do Santarenzinho. O momento de certificação foi muito especial com a presença do monitor Leandro Araújo, o qual representou simbolicamente todos os formandos infocentristas do NavegaPará que ficaram impossibilitados de participar por motivo de trabalho e já morando em outras cidades, aprovados nas universidades, fatores estes importantes, no final dessa formação, pois essas aulas contribuíram com vários conhecimentos que foram abordados e aprofundados tanto nos aspectos pessoais quanto profissionais de cada monitor. Para o jovem Leandro, que começou sua trajetória digital com 11 anos, no Coletivo Puraqué, esse momento foi de comemorar um ano repleto de informação e aprendizado contínuo, levando na prática, através do seu projeto comunitário, atividades que beneficiaram a sua comunidade.

A programação seguiu com os depoimentos das primeiras tutoras santarenas Cíntia Araújo e Adriane Gama, onde esta teve a oportunidade de acompanhar e finalizar a primeira turma de monitores chamada Bacuri, com um total de 22 formandos do norte. A tutora Adriane também demonstrou através de pôsteres dos monitores na Projetoteca, experiências e resultados vivenciados por esses agentes sociais nos seus espaços digitais e nas suas comunidades. “Para que se tenha uma cultura digital no norte contínua que se garanta uma qualidade melhor de Banda Larga, cidades digitais, software livre e acesso democrático e cidadã nos telecentros, é preciso que se age localmente com ações comunitárias para fortalecer a luta global, reinvindicando políticas públicas que promovam conhecimento e informação através do uso das ferramentas livres tecnológicas. A prática desses monitores nos seus telecentros pode ser parte essencial neste processo”, ressalta a tutora. À tarde, na Webconferência de Certificação, a ativista Beá Tibiriçá, do Coletivo Digital foi convidada para participar deste encontro virtual de comemoração.

Para o monitor Francisco Malheiros, de Gurupá – Pará, uma comunidade ribeirinha quase com fronteira com o Amapá, conta que trazia de sua casa, litros de óleo de canoa para gerar energia no seu telecentro e ressalta que tudo valeu a pena pois “foi muito bom ter compartilhado dessa formação e aprendido nesse período, conhecimentos que levarei para o resto da vida e que muito vai me ajudar a multiplicar essa ideia de se ter um mundo mais justo, com mais cidadania, inclusão, mobilização e transformação social. Um grande abraço a minhas tutoras Cíntia, Erieth e Adriane que muito contribuíram com a minha formação e com a de outros monitores do pólo norte”, declaração feita no Dia C na Web Conferência. A próxima turma de monitores do pólo norte que irá receber sua certificação terá um encontro marcado no próximo mês de março.

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Eulália Mata said,

    Momento Especial de reunir, encontrar e refletir sobre 1 ano de formação de monitor.

    abraços


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: