Instituições se reuniram em Santarém em busca de uma Amazônia Sustentável


Artigo extraído originalmente do site da SECTI

Nos dias 19 e 20 de janeiro, diversas instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia participaram, em Santarém, do I Seminário “Amazônia na Rio +20”, visando à elaboração de propostas à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2012 – Rio +20.

O evento foi organizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação incluiu painéis temáticos conduzidos por representantes regionais e nacionais. O titular da Secti, Alex Fiúza de Mello foi o moderador do painel “Uma agenda das instituições amazônicas para a sustentabilidade”, apresentado no primeiro dia de evento.

Um importante desdobramento do Seminário foi a criação de uma comissão, coordenada pela UFOPA, a qual será responsável por elaborar um documento preliminar destinado a embasar um segundo encontro entre instituições de C&T da Amazônia. Espera-se, com isso, construir um documento final com políticas e estratégias de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, a ser entregue às autoridades regionais, sobretudo os governos estaduais que participarão da Rio+20.

A Conferência das Nações Unidas reunirá, de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, chefes de estado e de governo, entre outros representantes, para elaborarem conjuntamente um documento político focado na construção de uma Amazônia Sustentável.

Ascom Secti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: