Coletivo Puraqué está na final do Prêmio Tecnologia Social da FBB


Por Adriane Gama

A Fundação Banco do Brasil divulgou a lista com as 27 tecnologias sociais que irão compor o grupo de finalistas da edição 2011 do Prêmio. Essa é a segunda etapa da premiação, que certifica e reconhece iniciativas que promovem soluções sociais em todo o país. Entre elas está a Moeda Social Muiraquitã, tecnologia social que foi desenvolvida pelo Coletivo Puraqué, do qual fazem parte entre outras pessoas Cintia Araújo (Turma Cacoal), Tarcísio Ferreira (Oiapoque), Adriane Gama (Turma Bacuri), Jéssica de Paula (Turma Algodoal) e Jader Gama (Turma Caroebe), todos tutores e tutoras do Pólo Norte/UFPA do programa Telecentros.BR.

A Tecnologia Social que concorre ao Prêmio surgiu de um Projeto Comunitário que faz um remixe entre cultura digital, metareciclagem, resíduos sólidos e economia solidária, e está transformando para melhor a realidade das pessoas que vivem na grande Área do Santarenzinho e Maracanã no município de Santarém. Com a moeda que pode ser adquirida a partir da coleta seletiva de resíduos sólidos jovens destes bairros periféricos estão podendo adquirir produtos e serviços que vão desde oficinas até computadores metareciclados.

O Prêmio está em sua sexta edição e recebeu 1116 inscrições. Serão nove prêmios no valor de R$ 80 mil cada – cinco para as categorias regionais (um para cada região do País) e um para cada categoria especial: “Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil”; “Gestão de Recursos Hídricos”; “Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais”; e uma nova categoria: “Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza”. O Prêmio conta com o patrocínio da Petrobrás e parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.

Concedido a cada dois anos, a premiação tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. A premiação das nove vencedoras acontecerá hoje dia 22 de novembro, em uma Cerimônia em Brasília/ DF e poderá ser acompanhada neste link.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: