XV IFINOPAP e V Campus Flutuante


Por Carlos Rodrigues

           Neste dia 13 de outubro iniciou uma jornada pelo Rio Amazonas denominado Campus Flutuante, onde tivemos várias atividades acontecendo em uma viagem riquíssima e cheia de aventuras, conhecemoshistorias dos primeiros povos que habitavam as margens do rio e também as sua culturas, nesta viagem alguns mestre e doutores literários explanaram suas pesquisas para alunos das universidades publicas do estado do Pará.

           A questão do clima no baixo amazonas, historias dos descobridores, uma pesquisa sobre a fauna e flora da região, parte geográfica do baixo amazonas, os exploradores, Biodiversidade da região, questão Ambiental, foram alguns assuntos discutidos, também, pesquisa sobre a geologia da Cidade de Monte Alegre. Nessa viajem, tivemosum encontro de cineastras paraenses e internacionais, organizado pela cineastras Célia Maracajá.

            Nesse encontro contamos com aparticipação de Jorge Badansky, José Arnaldo Campos, Sérgio Pel, Renato Laclety, Roberto Moura e Ferderik Letan onde na ocasião exibiram suas produções e falaram de suas experiencias no mundo da sétima arte que é o cinema, uma das produções foi o Terceiro Milênio de Jorge Bodansky que fala da vida de povos tradicionais do rio amazonas.

XV IFINPAP

            Com a chegada na cidade de Monte Alegre, estivemos visitando os sitio arquiologico da Serra da Lua e a Serra do Pilão, ali, observamos alguns traços deixados pelos povos que habitavam, e também, traços de rochas feitas em um tempos em que aquele lugar era tomado por águas.

           Abordo da expedição tivemos a participação da Rádio Muiraquitã, que transmitiu todo o evento desde a saída de Belém até o porto de Santarém, tanto dentro como para fora do barco, onde os ribeirinhos e populares das cidades por onde passávamos puderam participar como ouvintes deste V Campus Flutuante.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Nossa muitas aventuras e muitos aprendizados

  2. 2

    Fiquei sabendo por amigas do sucesso pelo oeste do Pará, e fiquei com muiiiiiita vontade participar….vou fazer minha inscrição.
    #toempolgada.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: