As trilhas do I Fórum de Internet no Brasil


Por Josiany Amorim

O Fórum de Internet no Brasil foi bem dinâmico, ouve participações de vários Estados que contaram as suas experiências. Para a discussão ficar bem interativa, o evento foi dividido em trilhas, tais como; Liberdade, Privacidade e Direitos Humanos; Governança Democrática e Colaborativa, Universalidade e Inclusão Digital, Diversidade e Conteúdo, Padronização, Interoperabilidade, Neutralidade e Inovação, Ambiente legal regulatório e segurança e inimputabilidade da rede.

Na Trilha diversidade e conteúdo foi bastante discutido sobre a circulação pública de informação na internet, o trabalho forte no contexto da educação no Brasil para garantir a diversidade produção de conteúdo na internet, e importância em usar software livre nas escolas públicas.

Cada região ou Estado tem uma situação diferente, por isso os representantes das instituições contaram suas reais necessidades, as blogueiras femininas questionaram sobre a questão de gênero e a pouca participação das mulheres no fórum, já os indígenas pedem uma internet livre para todos e a região Norte foi citada por ter um índice baixo de internet de qualidade.

Pode-se afirmar que fórum foi uma das formas de compartilhar e disseminar nossos conhecimentos e informações, que a diversidade cultural deve ser respeitada e preservada sendo estimulada sem a imposição das crenças e costumes de todos. Santarém teve boa atuação no fórum, Adriane Gama falou sobre a importância em usar Software Livre, compartilhar conhecimentos, que tem tudo haver com o objetivo do fórum; discutir os desafios atuais e o futuro da internet. E para que tenhamos uma internet de qualidade no futuro é preciso que haja liberdade e troca de conhecimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: