Espetáculo do Teatro Manatee brilha na XXI Mostra de Teatro da ATAS


Por Adriane Gama

O grupo de teatro Manatee da Casa Brasil de Santarém, na noite de sexta-feira, dia 7 de outubro, participou pela primeira vez de uma mostra da ATAS, trata-se da XXI Mostra de Teatro em Santarém, e orgulhosamente entrou, mais uma vez, em cena no palco da Casa da Cultura, com o espetáculo “A Cidade das Águas Puras”, que teve como tema principal, mostrar por meio da arte, as consequências dos impactos ambientais do lixo tecnológico nos rios e os prejuízos irreparáveis na vida dos seres aquáticos, através da luta dos povos acarinauras e tucunuaras contra o temível Lixotron, um ser que ganha mais poderes conforme a quantidade de lixo tecnológico e entre outros, são jogados nos rios pelos seres humanos.

Nesta história, peixes de todas as espécies, animais ameaçados de extinção e até mesmo as lendas se uniram para combater a poluição dos lixos nas águas Tapajós e Amazonas. No final, uma demonstração do que podemos fazer para contribuir com a natureza: união com práticas coletivas. Cada personagem se caracterizou conforme as espécies da região; frisando os animais que estão em extinção, por conta da ambição dos humanos, como exemplos: o peixe-boi amazônico e o pirarucu. E ainda contou com a presença das lendas amazônidas: Mãe D’Água e a Cobra Boiúna. “A hora é agora, cada um procurando fazer a parte”, fala final da personagem Rosinha com seu irmão Chiquinho e o vovô Benê.

A alegria e o entusiasmo estavam estampados nas carinhas dos meninos e meninas, integrantes do grupo Manatee, onde valeu a pena estarem ensaiando durante dois meses seguidos, além da mistura de concentração e euforia que envolvia todos, a partir do momento em que vestiam seus respectivos figurinos, dando vida e emoção aos personagens aquáticos e seres humanos. O grupo MANATEE da CBS foi criado há 2 anos, e é formado na maioria pelas crianças do programa sócio-digital Curumim Digital e por adolescentes e jovens da Grande Área do Santarenzinho e do Maracanã, os quais tiveram a primeira oportunidade de mostrar os seus talentos artísticos em um evento cultural tradicional do teatro do Oeste do Pará.

Esse espetáculo cuja sua origem aconteceu no ano passado, com a presença do ator e figurinista beleense Jean Negrão, na época, profissional da Fundação Curro Velho, teve uma ideia inspirada nos trabalhos digitais da CBS com Metareciclagem e lixo tecnológico, interagindo com a questão ambiental, envolvendo os rios amazônicos, adicionando pitadas de humor para garantir a atenção de um público de todas as idades. A partir daí, com um argumento feito pelo teatrólogo David Matos e um roteiro original produzido pela bióloga Adriane Gama com a colaboração do ator e Diretor Artístico Darlisson Duarte, do Ponto de Cultura ATAS (Associação de Teatro Amador de Santarém), reuniram ingredientes essenciais para transmitir uma mensagem consciente e ativa de que precisamos agir, o quanto antes, com mais responsabilidade e respeito com o nosso planeta.

Super parabéns a todos jovens e crianças que contracenaram nesse espetáculo, agradecimentos especiais a equipe técnica da CBS (cenário e figurino), ao Coletivo Puraqué (na sonoplastia e filmagem), a ATAS (na iluminação) e ao Conselho Gestor da CBS, com o apoio do lanche e ônibus. O Manatee continua suas atividades de ensaio, com mais tranquilidade, pois no próximo mês estará novamente apresentando esta peça no IV Salão do Livro. Para quem viu ou ainda vai assistir, aproveite a ocasião, afinal de contas, o teatro é arte coletiva!

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    JATI said,

    FOI MUITO MASSA PARTICIPAR DO GRUPO
    PENA QUE OS ALUNOS NÃO COLABORARAM NA HORA DE ASSISTIR O ESPETACULO

  2. 2

    julia said,

    É muito bom saber que algumas pessoas ainda se importam com o meio ambiente, e melhor ainda, saber que tentam repassar a importância desse através da cultura.

  3. 3

    jonas jati said,

    foi muito legal participar de uma peça teatral, aida mais na frente de tantas pessoas.
    E também e bom ver que as pessoas ainda gostão de teatro, pois com a era tecnologica as pessoas so vivem na frente de um computador


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: