Inauguração do Cyberxibé da Casa Brasil de Santarém


Depois de um período preparatório e de expectativas, finalmente chega o grande dia da inauguração de mais um espaço digital da Casa Brasil de Santarém. Trata-se do exclusivo local de acesso de conexão a rede mundial de computadores, chamado Cyberxibé. Um ambiente que irá proporcionar a comunidade, acesso livre de internet para estudos, pesquisas, lazer, interação, produção e muita troca de conhecimentos, o qual funcionará integralmente nos 3 horários de atividades da Unidade: manhã, tarde e à noite. Alunos da CBS e comunidade em geral estão convidados a participar das inaugurações simbólicas por turnos,  cuja primeira inauguração será realizada hoje pela manhã, a partir das 10h, e continuará até amanhã à noite, 29 de setembro, nos respectivos horários:

Manhã: 10h

Tarde: 16h

Noite: 19h

A Casa Brasil de Santarém agradece especialmente ao Banco Comunitário Muiraquitã, Projeto de Pesquisa Redes Sociais e Coletivo Puraqué, os quais se disponibilizaram colaborativamente para comprar parte de materiais elétricos e equipamentos de suporte técnicos para fazer a instalação elétrica do espaço e a montagem do servidor e dos computadores, originais do projeto Casa Brasil de Santarém.

Contamos com a presença de tod@s para juntos compartilharmos mais uma ação de cultura digital livre e solidária na cidade.

Para conhecer mais sobre um Cyberxibé

Trata-se de um espaço gratuito de acesso à internet para a comunidade, cujo objetivo é colocar em prática os princípios de transformação social da Metareciclagem, reutilizando computadores, ditos obsoletos, para funcionar com tecnologia de ponta, na maioria das vezes, instalando um sistema de servidor de terminais em software livre chamando LTSP – Linux Terminal Sever Project, um projeto idealizado para que uma distribuição GNU/Linux possa agir como um servidor de terminais potente, ou seja, vários computadores ligados em rede que ao invés de rodar o sistema localmente em um disco rígido, seja simplesmente executado em uma sessão de um computador central.

Será que faz sentido ter um computador completo em cada mesa?

Nos tempos atuais, devemos repensar e reformular essa questão, buscando novas opções ecologicamente corretas. O LTSP tem a vantagem de ser ao mesmo tempo comunitário e ambiental, pois fornece um meio simples de utilizar estações de baixo custo (thin clients – preferência computadores antigos) como terminais gráficos em um servidor GNU/LINUX, cuja ideia é o reaproveitamento de computadores, contribuindo com a redução do lixo tecnológico no meio ambiente e assim, fortalecer a prática da Metareciclagem, como alternativa sustentável de recondicionamento de máquinas, contrapondo-se à obsolescência programada imposta pelo sistema capital, além de contribuir com o aumento de vários espaços digitais comunitários na cidade, através desses conhecimentos coletivos que oferecem novas oportunidades de democratizar, para as pessoas, a apropriação das ferramentas tecnológicas.

Mas afinal de contas, o que é um xibé?

Esse ambiente vem como uma proposta de ser interconectivo, colaborativo e comunitário e por isso, precisava ter um nome bastante significativo para essa ação especial. A palavra Cyberxibé foi criada poeticamente pelo nosso amigo digital e criativo Magnóĺio Sposito, do Projeto Saúde e Alegria e UCLA, o qual identifica esse espaço de acesso livre à internet, como uma mistura que junta tecnologia com nossas raízes culturais, pois “xibé“, nesta região, é um termo indígena que significa um alimento fortificante a base de farinha de mandioca e água, muito consumida pelas tradicionais comunidades amazônicas. Um remixe recombinante que dá força a cultura digital do norte. Então, vamos participar da mais nova comunidade dos Papaxibés Cibernéticos!!!

Anúncios

5 Respostas so far »

  1. 1

    ines amaral said,

    Muito , legal proporciona a jovens acesso a internet !

  2. 2

    maria eduarda said,

    Gostei CasaBrasil

  3. 3

    Marlison José said,

    A casa brasil sempre propocionando o melhor para sociedade santarena que está correndo em busca de novos conhecimentos,e hoje trás para você o mais novo espaco de conhecimentos,laser e entreterimentos que se chama cyberxibé,você é nosso convidado .

  4. 4

    Marcelina Sousa said,

    gente demais o cyberxibé, essa iniciativa de proporcionar á todas internet livre e gratuita é show.

  5. 5

    ádria said,

    eu achei bonito a inauguração do cyberxibé foi muito legal por que eu puxei um dos lados do laço que estava na porta e também abri a porta…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: