Metareciclagem e Robótica Pedagógica Livre


Por Cíntia Araújo

Uma oficina de Cultura Digital dentro do Coletivo Puraqué no III-FASOL que fez o maior sucesso foi a Robótica Livre Pedagógica, que teve como facilitador, Eloir José Rockenbach, Coordenador Técnico do CRC Cesmar / Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Robótica Livre faz parte da Associação Software Livre (Conselho Geral).

Na oficina de Robótica Pedagógica Livre falamos sobre Software Livre e Software Proprietário e consumo demasiado de produtos eletrônicos entre outros, pois a tendencia de todos nós é sempre comprarmos cada vez mais, no entanto as vezes não nos damos conta de que estamos contribuindo com a poluição do meio ambiente, e de certa forma dando vida as empresas capitalista que se interessam em apenas ganhar cada vez mais dinheiro, sem se incomodar com os danos causados ao meio ambiente. Existem várias maneiras de ajudarmos o meio ambiente é uma delas é o uso da Metareciclagem, e a Robótica Pedagógica só tem a contribuir com o conceito de que podemos substituir os produtos comerciais. Gente a Cultura digital anda de mãos dadas com o meio ambiente, nossas práticas ambientais devem ser colocadas em primeiro lugar, dentro da nossa casa.

Devemos se apropriar das tecnologias e usá-las para o nosso bem, a Robótica Pedagógica Livre tem com o proposito de trabalhar com esses valores, ela instiga a criatividade. Hoje o comodismo cresce cada vez mais, em nosso tempo de crianças fazíamos nossos brinquedos, recortávamos papel para construirmos nossas bandeirinhas, mas agora quando queremos esses produtos, vamos no supermercado para comprá-los, o capitalismo cada vez mais nos instiga a nos tornar cômodos, para que dessa forma possamos comprar tudo!! e até nos impõe a ideia de que, só sabemos fazer algo que esteja dentro da nossa área, mas isso e não é verdade, afinal, não é porque trabalhamos em uma determinada área que não podemos aprender sobre outras, gente se continuarmos assim, vamos nos tornar reféns do sistema capitalista, devemos abolir a visão de que tudo que preciso está dentro de um supermercado.

Na oficina aprendemos a usar Softwares simuladores, que podem simular gravidade, a física e mecânica, e são peças fundamentais na robótica. Tivemos uma noção sobre:

 

* Beta; Phun.deb -(simula a física); algodoo

Kturle- http://docs.kde.org/stable/pt_BR/kdeedu/kturtle/index.html

Etoys; scratrch

Gcompris- http://gcompris.net/-pt-br-

*Arduino que é uma placa educacional que tem 13 portas que ligam e desligam, ou sensoriamento, fechou um curto ele manda um sim pro software.

Italc que é um software de gerenciamentos, que fica no servidor, ai instalo o cliente em outro computador, então eles conversam entre si, visualizamos todas as telas dos demais, e saber o que eles estão acessando em seus computadores. Quem participou da oficina aprendeu ligar e deligar leds através de comandos no computador, utilizando o passo a passo da tartaruguinha(KTurtle), o papel do professor é instigar os alunos a resolverem os problemas, jogando desafios para eles.

Foi muito lindo ver a animação dos participantes da oficina, eles se empenharam ao máximo, ficaram até 20:30 programando suas construções em Robótica, e no final levaram seus presentinhos para casa. Você que pretende trabalhar com Robótica e qualquer outra área, deve ser curiosos, desmontar brinquedos, ter liberdade e não libertinagem. A Robótica Pedagógica Livre, trabalha com o raciocínio lógico, que usamos em nosso dia a dia, tendo em vista que precisamos desse raciocínio diariamente para realizarmos nossas atividades cotidianas, o que falta para muita gente é a vontade de deixar a preguiça mental de lado. Gente essa só foi uma, das oficinas livres  de Cultura Digital do Coletivo Puraqué que aconteceram dentro do III-FASOL.

Facebook do oficineiro:

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000795670043&sk=wall

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    CONHEÇAM A TECNOLOGIA ROBÓTICA DA XBOT EM http://WWW.XBOT.COM.BR

    TECNOLOGIA NACIONAL PARA ENSINO DE ROBOTICA.

    WESLEY SILVA
    16 97212966
    16 31167700


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: