1ª Oficina de Cultura Digital da 10ª temporada CBS


Por Rosinei Lima

Nos dias 22 e 23 de Agosto, no período da manhã, tarde e noite, foi realizada as oficinas de Cultura Digital no Auditório da Casa Brasil de Santarém, para todos os alunos da 10ª temporada. Essas oficinas foram facilitadas por Dennie Fabrízio, Jader Gama, Edu Costa que fazem parte do Coletivo Puraqué, Bruna Thainá, da Casa Brasil de Santarém e os Colaboradores intelectuais Wendryo Junio e Nadson Da Silva, ambos com 13 anos, que fazem parte do projeto JovensCodeirxs, onde puderam participar das palestras, falando sobre suas experiências em Cultura Digital e Software Livre.

Aliás, esses garotos estão fazendo toda a diferença, pois acreditam que é na troca de ideias e experiências que a revolução acontece, e foi com a contribuição desses princípios da ética hacker que passaram para os novos alunos, os quais estão vindo com toda garra e vontade de conhecer essas ferramentas tecnológicas livres e se apropriar delas, e de fato usar o poder colaborativo da cultura digital. Dennie Fabrizio mostrou exemplos sobre Cultura Digital, usando os próprios alunos para demonstrar a realidade que vem acontecendo no dia a dia das pessoas que não conhecem a força da tecnologia e o quanto ela pode nos ajudar, facilitando nossos trabalhos como: comunicação  das redes sociais e até mesmo nas oficinas de eventos culturais. Neste encontro, foram exibidos dois vídeos: In proprietário e o outro com a fala do ex-Presidente Luís Inácio da Silva, no 10 FILS, falando da importância do software livre na vida das pessoas no Brasil.


No decorrer das palestras várias dinâmicas aconteceram, uma delas foi chamada: Espectograma que envolveu todas as pessoas que estavam participando da oficina, cada uma delas dizia sua opinião se concordava totalmente ou discordava plenamente. Uma das afirmações era: “O software livre pode ser uma ferramenta economicamente viável” Logo os alunos entraram para o debate onde as pessoas tentavam a convencer quem estavam do outro lado através de argumentos. A outra foi do Cartazes das imagens onde as pessoas receberam um cartaz e a partir dai, eles falavam o que entendiam por aquela imagem que estavam sempre voltada a cultura Digital.

6 Respostas so far »

  1. 1

    jonas said,

    Realmente foi muito legal
    gostei muito!!:)

  2. 2

    dannyel said,

    acho muito bacana esse trabalho por que ensina as pessoas o quanto a cultura digital e a internet sao essenciais no mundo de hoje

  3. 3

    igo quintino castro prata said,

    a oficina de conhecimento livre foi legal eu,por exmplo o software livre pode ser uma ferramenta economicamente viável.e outra coisa softeware livre e legal

    • 4

      casabrasilstm said,

      Olá Igo,

      Que bom que você entendeu a ideologia do software livre! Que tal a partir de agora, seguir os três princípios básicos do SL: Liberdade, conhecimento e compartilhamento.

      Abs

  4. 5

    Jenifer Barbara said,

    É muito importante termos um local como a Casa Brasil, onde possamos aprender sobre as redes sociais, os programas, as tecnologias, não somente coisas tecnológicas mas aprendemos aqui lições de vida onde devemos aplicar no nosso cotidiano, enfim… É muito bom termos pessoas capacitadas e tambem pessoas que estao se capacitando para compartilharmos nossos conhecimentos.
    Hoje estou na primeira aula de informatica avançada e está sendo muito bom. Obrigado a todos da Casa Brasil Stm por nos proporcionar alegria, diversão, conhecimento, educação e dentre outras coisas boas.

    • 6

      casabrasilstm said,

      Olá Jenifer!!

      Muito bom você gostar das nossas atividades sócio-digitais. É um sinal de que estamos indo no caminho certo da solidariedade intelectual e fortalecermos juntos a cultura digital na nossa região. Obrigada por você parte da nossa história coletiva.

      Abs


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário