Colaboradores aprendendo a usar linha de comando


Por Josiany Amorim

Compartilhar conhecimentos, objetivo que os ativistas em Software Livre possuem, foi com esse mesmo pensamento que no dia 21/07/2011 Edu Costa, colaborador do Coletivo Puraqué facilitou uma Oficina de Linha de Comandos para os Colaboradores Intelectuais da Casa Brasil de Santarém (CBS). Tendo como objetivo conscientizar os mesmo que a maneira mais direta de interagir com o computador é usando a linha de comando, lembrando que os colaboradores são ex-alunos da CBS que estão em busca de mais conhecimentos e com isso compartilhar-los dentro e fora da sala de aula.

Edu Costa mostrou comando básicos para entendermos melhor como funciona a linha de comando, como por exemplo: PWD (mostra a localização), LS (listar), CD (serve para mudar de diretório), CD .. (volta um diretório), MKDIR (criar um diretório), NANO (editor de texto simples no terminal), CAT (visualiza um arquivo de texto), CP (copiar), esses são alguns comandos para a manipulação dos arquivos, mas o facilitador também mostrou as manipulações dos processos interno do computador, exemplo: para verificar a capacidade da memória usamos o comando (free -m), (top) mostra o processo em tempo real, (du -h) mostra o tamanho do arquivo, (fdisk) mostra e ler a capacidade total do disco rígido, cartão de memória, pendrive e outros dispositivos de armazenamento.

A oficina em geral foi muito bem ministrada pelo facilitador, que também contou com a colaboração da Equipe da Casa Brasil. É com esse objetivo que procuramos fazer com que os colaboradores fiquem sempre preparados para lidar com qualquer situação, tanto na informática básica, editoração eletrônica, vídeo, metareciclagem, quanto na linha de comando. Fiquem por dentro do site www.hardware.com.br, ele lhe mostrará dicas, guias, tutorias e assuntos relacionados a software livre. Na Casa Brasil é assim, agente aprende compartilhando.

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    nadson said,

    eu achei legal tá postando todas estas noticias porque o mundo tem que saber o que se passa na Casa Brasil, não só na Casa Brasil mais em outros lugares


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: