I Encontro dos Monitores do Norte do Telecentros BR no Acre


Abertura do evento contou com a presença da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações

Artigo extraído originalmente do portal Comunidade Digital – http://www.comunidadedigital.ac.gov.br//index.php?option=com_content&task=view&id=509&Itemid=20

“Inclusão Digital Promovendo a Cidadania”. Sob este slogan começou ontem, 06 de Julho, o encontro regional de monitores do programa de inclusão digital Telecentros.BR, Polo Norte. O evento está sendo realizado no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços – Campos Pereira, e vai até o dia 09 de Julho, com oficinas, debates e muita troca de experiência entre tutores e monitores, vindos de Rondônia, Pará e Acre. Entre os participantes também estão membros de projetos de inclusão digital e social, entre eles o Floresta Digital, Casa Brasil de Santarém e Coletivo Puraqué.

Neste primeiro dia, o destaque foi a visita da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, que em entrevista exclusiva relatou um pouco de sua experiência desde que assumiu a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, criada com a incumbência de coordenar todos os projetos de inclusão digital que existem no Governo Federal, “são vários ministérios, vários órgãos pra que a gente dê mais efetividade, mais resultados. Então este trabalho está começando agora”.

Lygia também falou sobre o Programa Nacional de Banda Larga “o PNBL possui o grande desafio de levar conexão à todas as cidades do Brasil, num preço menor. Na última sexta-feira o Ministro Paulo Bernardo assinou um acordo com as teles, com a Telebrás, que a partir de Outubro (e vai ser programado até 2014), que as pessoas tenham conexão de um mega por R$ 35,00”. De acordo com a Secretaria a expectativa, até 2014, é de aumentar ainda mais esta velocidade, o que, segundo ela criará condições para uma inclusão digital mais efetiva, com conexão a preços menores e telecentros melhores preparados, “esta Rede Nacional de Formação, que nós estamos vivenciando hoje existe em todas as regiões do Brasil para que possamos potencializar as ações e para que os telecentros sejam um espaço de cidadania e não simplesmente um espaço onde as pessoas aprendam a mexer na internet”. A Secretaria explica que tudo isso faz parte do inicio de um grande projeto em estudo, “estamos discutindo também a possibilidade de nós lançarmos as Cidades Digitais, para que a gente possa desenvolver a cultura digital no nosso país. Que os governos tenham o seu governo eletrônico, para ter mais transparência na gestão, para oferecer mais serviços para a sociedade, como por exemplo a tele-medicina”.

O primeiro dia foi marcado pela visita da Secretaria Lygia Pupatto, mas também, pela rica troca de experiências, quando todos os monitores tiveram a oportunidade não só de se apresentar, mas principalmente, de expor seus projetos comunitários e experiências para a secretaria, “Meu projeto é com relação à isso, mostrar à comunidade quais são as atividades desenvolvidas no telecentro e ajudar a comunidade a apresentar seus trabalhos”, argumentou Simone Souza, do telecentro Estação Experimental do Floresta Digital. “Tentamos contribuir com esta transformação social, com nossa realidade, (…) O melhor de tudo é o trabalho com cidadania” disse Adriane Gama, que é do Casa Brasil de Santarém e também Tutora do Programa Telecentros.BR. “Vocês podem contar comigo, vocês tem aqui uma pessoa que vai brigar muito em Brasília, para que este programa aconteça de fato”, frisou a secretaria após ouvir todos depoimentos.

A partir do segundo dia, o enfoque passa para as oficinas e para a formação dos monitores, para uma capacitação mais efetiva, onde possam desenvolver um melhor trabalho junto aos telecentros e à comunidade onde atuam, atuando como multiplicadores deste conhecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: