9ª turma da CBS finaliza última oficina de conhecimentos livres com o tema Comunicação e Cidadania digital


Por Cíntia Araújo

Nos dias 1 e 2 de junho, foram realizadas no auditório da Casa Brasil de Santarém, a quarta e última Oficina de Conhecimentos Livres. Dessa vez o tema abordado foi Comunicação e Cidadania Digital. Após a dinâmica coletiva, começou a oficina, facilitada pela equipe CBS, onde na primeira manhã e tarde, teve a colaboração de Pedro Markun (Diretor da Esfera e Comunidade Transparência Hacker). Markun utilizou como metodologia um Spectograma – abordando o tema: O papel da comunicação. No Spectograma abordamos os seguintes pontos: Televisão x Internet, Centralização do Poder, O que é cultura digital?, Informação é poder, Poder público, Cidadão ativo no seu bairro, Mídias tradicionais, Cidadania Digital, Ética Hacker e Como podemos ajudar na construção da nossa cidade?

Os participantes deviam optar por decidir de acordo com os pontos abordados, se concordavam plenamente ou discordavam totalmente. A partir das discussões levantadas por eles mesmos, mudavam ou não suas posições na linha do Spectograma. Nesse momento, teve várias convergências e bom senso de opiniões, em seguida foi exibido um vídeo que abordava a revolução da internet, e no final, uma roda de conversa sobre comunicação digital foi debatida, onde os alunos falaram sobre seus pontos de vista a respeito do papel das mídias, como tv, rádio e jornais e sobre a comunicação na internet. Segundo a aluna Aldeide Ferreira, disse que “a mídia tem o papel de informar a comunidade sobre o que acontece na cidade, no entanto, também deve apontar soluções para os problemas e não só reclamar de tudo, é muito fácil criticar, agora ajudar que é bom!”

Segundo a facilitadora da CBS, Adriane Gama disse que “como cidadãos temos direitos e deveres, o governo tem seu papel fundamental, no entanto, não devemos esperar que somente o poder público resolva tudo, devemos fazer a nossa parte, como por exemplo, colocar o lixo na frente de nossas casas na hora certa, consertar um cano quebrado em frente da nossa casa, fazer um puxirum coletivo na sua rua, enfim atitudes colaborativas e educação fazem toda a diferença para o bem estar coletivo, e procurando divulgar e registrar essas ações, através da sua própria mídia de comunicação”. Pedro Markun, por sua vez, dá o exemplo do projeto Limpa Brasil, e diz que “nós temos que fazer a diferença se quisermos um mundo melhor, pois como já dizia o tio sábio do homem aranha: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, onde o herói não usou sua capacidade individual para ajudar um coletivo, e por achar que não tinha nada a ver com os problemas dos outros, acabou perdendo seu ente querido. Para finalizar a oficina, foi exibido o curta Remixfagia que fala de cultura digital, e sobre a entrada das redes sociais digitais em nossas vidas. Então gente, participem das redes sociais divulgando seus pontos de vistas sobre determinados assunto e seja um produtor de conhecimentos e não só mais um ouvinte.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    francisca alves said,

    A Questão cidania hoje e muito descutido em locais que acretitam na participação coletiva das pessoas junto as ações públicas de sua cidade. são ações simples que podem contribuir com bem estar de nossa familia e comunidade basta cada um de nós termos conciência no nosso papel na sociedade, como não jogar lixo na rua, plantar uma árvore, lutar pelos direitos quando forem violentados e buscar conhecer os mesmo, pois isso só pode acontecer quando temos conhecimento dos nosso direitos e deveres dentro da sociedade. pense!

  2. 2

    calos lacerda said,

    A cultura digital emvol a televisão a internete e o perder publico na ação cultural a cidadania colaboradores asção social, essa cultura digital moderna é difereste da
    quela que é a diferenca de cultura, ou a diferença de povos essa cultura digital é
    a cultura que une sem essesão.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: