Encontro de REA no IFPA


Ralffy dos Santos

No dia 28 de maio, no auditório do IFPA (Instituto Federal do Pará), aconteceu a palestra de recursos educacionais abertos (REA). Na ocasião do evento, teve como palestrantes: Pedro Markun (Diretor da Esfera, um dos fundadores da comunidade Transparência Hacker) e Luciana Scurcialupi (professora da escola Politeia em São Paulo, formada em jornalismo e membro da comunidade REA) e Jader Gama (Coordenador do NIE- Núcleo de Informática Educativa, membro do Coletivo Puraqué). Esta palestra iniciou às 8:30h com as inscrições dos participantes, os quais algumas delas também foram feitas com a moeda Muiraquitã (moeda social utilizada pelo Coletivo Puraqué). A abertura oficial do evento começou com a apresentação dos palestrantes tendo como mediadora Adriane Gama (Casa Brasil de Santarém). Após uma dinâmica coletiva, teve o pronunciamento do Professor Denis Robhyson, professor representante do IFPA.


A professora Luciana Scucialupi ilustra sua palestra com um video que faz parte de um material didático que esta compartilhado na internet e pode ser usado para estudo ou sala de aula com Recursos Educacionais Abertos cujo conteúdo é uma troca de conhecimentos livres. Falou também de suas experiências como professora de tecnologia na escola Politeia com crianças especiais. Após a apresentação de Luciana, Pedro Markun mostrou um video ilustrativo sobre cultura digital, que relata a ligação entre cultura digital, dados abertos na internet e Recursos Educacionais Abertos.


Dando continuidade, Jader Gama fala sobre o Coletivo Puraqué, cultura digital, software livre e economia solidária em Santarém. Compartilhou suas experiências que vem desenvolvendo na Amazônia. Após as palestras, iniciou o bate papo onde os participantes que estava presentes contaram suas experiências e atividades nos seus espaços de trabalho. Por fim, os palestrantes fizeram suas considerações finais. Jader Gama, ressaltou que a cada mês acontecerá essas palestras educativas de cultura digital em outros locais. Na quinta-feira, serão entregues os certificados nos seguintes locais: Casa Brasil de Santarém, Puraqué e IFPA. Fique ligado por aqui sobre o próximo encontro sócio-digital, com o tema Ética Hacker. Participem!

Deixe um comentário