Neste final de semana, Akira Kurosawa estréia no Cineclube 1ª Estação


Filme de Akira Kurosawa - Dersu Uzala

Por Adriane Gama

Neste próximo sábado, dia 28 de maio, o 1ª Estação retorna suas atividades cineclubistas, trazendo como tema gerador o meio ambiente, para as rodas de conversas comunitárias que acontecem no final de cada exibição dos filmes, interagindo conteúdo cinematográfico com a questão sócio-ambiental. As duas super sessões traz para a comunidade, respectivamente a animação naturalista “Irmão Urso” (2003), na primeira sessão das 15h e na sequência, na sessão das 18h, a estréia do cineasta japonês Akira kurosawa neste cineclube, com o filme “Dersu Uzala”(1975), um emocionante longa que conta uma encantadora história de aprendizado e respeito a vida.

O filme de gênero animação “Irmão Urso” traz uma singela mensagem ambiental, enfatizando o companheirismo entre irmãos, a harmonia da natureza e o respeito entre animais e seres humanos, exploradas com dramaticidade e bom humor. Esta história se inspira na tradição dos mitos de transformação encontrados em diversas culturas do mundo. O filme conta as aventuras de um jovem chamado Kenai, que é transformado em urso, faz amizade com um filhote de urso e se vê caçado por seu próprio irmão. Para acrescentar ainda mais impacto e emoção ao filme, os cineastas decidiram ampliar a “janela” do filme para o formato Cinemascope, após a transformação de Kenai em urso. Os espectadores também sentirão junto com Kenai, essa mudança no modo como percebem o mundo.

Ainda falando da essência da humanidade e do enorme respeito pela natureza, nada melhor como um dos maiores diretores orientais, Akira Kurosawa, retratá-los de forma original e poética, através do drama Dersu Uzala, uma produção soviética que ganhou o Melhor filme do Festival de Moscou e Oscar de melhor filme estrangeiro em 1976, que conta uma bela história de amizade entre duas pessoas, superando diferenças étnicas e raciais. Em 1902, numa região selvagem, um simples e solitário caçador mongol, nômade da taiga siberiana, encontra com a pequena expedição cartográfica do capitão russo Arseniev. Dersu é convidado pelo russo para servir de guia ao grupo, aceita o convite e ensina a todos, os segredos na natureza. Anos mais tarde, os dois amigos se reencontram e o russo descobre que Dersu está ficando cego. Arseniev, temendo pela vida do amigo, convence Dersu a abandonar a floresta e ir morar na cidade, mas o velho caçador sentirá muita saudade da taiga. O músico e ator amador Maksim Munzuk interpreta brilhantemente Dersu, o velho caçador que vive em harmoniosa simbiose com a natureza, falando com o fogo, com as plantas e com os animais.

Os ingressos com entrada livre serão distribuídos na sede da Unidade e por convites on-line no Facebook. Agora, vamos conferir a programação das sessões do Cineclube 1ª Estação do mês de maio e na próxima postagem, aproveitem também para conhecer as dicas de etiquetas e bem estar coletivo dos cineclubistas. Uma ótima sessão!

1ª sessão: Filme: Irmãos Ursos, EUA, 2003

Hora: 15h – 28 de maio de 2011 (Sábado)

Direção de Chuck Williams e dos diretores Aaron Blaise e Bob Walker.

Elenco: Joaquin Phoenix, Selton Mello, Jeremy , Suarez, Bernardo Coutinho
Duração/Gênero: 85 min., Animação

Local: Auditório da Casa Brasil de Santarém

End: Rod. Fernando Guilhon, 12 – Santarenzinho (próximo a primeira rotatória e do posto São João)

2ª sessão: Filme: Derzu Uzala, Japão e União Soviética – 1975

Hora: 18h – 28 de maio de 2011 (Sábado)

Direção de Akira Kurosawa

Elenco: Maksim Munzuk, Yuri Solomin, Svetlana , Danilchenko, Dmitri Korshikov.
Duração/Gênero: 144 min., Drama

Local: Auditório da Casa Brasil de Santarém

End: Rod. Fernando Guilhon, 12 – Santarenzinho (próximo a primeira rotatória e do posto São João)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: