Cineclube 1ª Estação movimenta e comove comunidade neste final de semana


Por Adriane Gama

Neste último sábado, dia 26, o cineclube 1ª Estação agitou a comunidade em geral contando com a participação dos alunos da Casa Brasil, nas suas duas sessões e o destaque maior, depois da exibição dos belos filmes, foram sem dúvida, as rodas de conversas que aconteceram após o final de cada um deles. Na primeira sessão, das 16h, quando o filme “Putz! A coisa tá feia” terminou, a turminha, na maioria adolescentes e crianças, fizeram a tradicional roda e os mais espevitados, iniciaram a conversa com muito entusiasmo falando o que achou mais interessante sobre essa animação. “Amizade e laços familiares foram os sentimentos mais fortes que este filme quis passar para as pessoas, e que as aparências podem enganar”, disse Regina Soares, uma mãe que trouxe sua filha pela primeira vez neste cineclube.

Já na segunda sessão, das 19h, com um público mais adulto, a apaixonante obra “Cinema Paradiso”, encantou o mais duro coração da platéia, com sua história de amor pelo cinema. E na roda de conversa, o que mais se falou, foi como esse filme, na sua simplicidade, conseguiu retratar a própria história do cinema, no olhar autobiográfico de um cineasta. De acordo com o cineclubista italiano Gilberto Grosso que viveu essa época na Itália, “ O filme mostra também, como plano de fundo, acontecimentos sócio-políticos que a 2ª Guerra Mundial deixou na gente, a espera da mulher pelo marido morto e o comunismo”. Para Gilberto, “Giuseppe Tornatore em seu filme quer mostrar o desenvolvimento de uma criança que tem o desejo de aprender a viver no mundo”. Sob uma outra visão, para Manoel Gomes lembrou que quando existia cinema em Santarém, ele ia trocar seus gibis por ingressos, pois tinha o prazer de assistir um bom filme, e quando ele assistiu o Cinema Paradiso lembrou do seu tempo de moleque e muitas coisas que vivenciou em sua vida.

Para Jader Gama, Totó, personagem principal, quando sai de sua cidadezinha em busca de aprendizado acaba “matando” sua família, pois ele precisa fazer isso para ir em frente, nesse exato momento começa um ponto de partida na vida dele. “Esse filme consegue captar isso através da sua bela fotografia e trilha sonora”, ressalta. Segundo a portuguesa Sofia Castanheira, acompanhada pelo seu marido, os quais participaram pela primeira vez deste cine, disse que “o cenário do filme, lembra muito de minha infância numa pequena cidade de Portugal e de que como era mágico ir ao cinema e agora, com a utilização de aparelhos DVD tornam as pessoas mais distantes uma da outra e as vezes até mesmo egoístas”. Para ela o cinema é cultura! Cultura de assistir filmes coletivamente, com cheiro da pipoca, sorrindo e se emocionando”.

Seguindo o lema do filme Cinema Paradiso, lembrando e resgatando os belos clássicos do cinema, que nos envolve de forma verdadeira e profunda, assim é o nosso Cineclube 1ª Estação que se despede até as próximas sessões, no dia 30 de Abril. Imperdível!

Colaboradora: Cíntia Araújo


Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    AnneCaroline said,

    goto muito do trabalho de vcs apesar de santarém nao ser uma cidade desenvolvida creio que com ajuda de vocês a cada dia que passa ela esta se desenvolvendo mais na sua cultura.bjos não vou dizer continue assim mas aperfeçoe cada vez mais…

    • 2

      casabrasilstm said,

      Olá Anne!

      Muito bom saber que você gosta do nosso trabalho. Um bom sinal para sentirmos que estamos trilhando por um caminho certo. Muito obrigada pelas suas palavras e vamos sim, juntos, construirmos maneiras de melhorar a vida coletivamente.

      Abraços,


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: