Novas Oficinas de Metareciclagem reúne encontro das turmas da 9ª Temporada da CBS


Símbolo da Metareciclagem

Por Adriane Gama

Você saberia dizer o que significa realmente a palavra Metareciclagem? A primeira impressão é que estamos falando somente de reciclagem de algum material tecnológico velho. Ledo engano! Em tempos de revolução digital e o aumento excessivo da obsolência programada, o conceito de Metareciclagem vem cada vez mais sendo ampliado, debatido e praticado pelas pessoas nos espaços digitais e na comunidade. Trata-se da ideia de reutilizar e reinventar as novas tecnologias como meio de transformação social em uma comunidade. Uma nova relação entre máquinas e pessoas, consequentemente um compartilhamento entre indivíduos, inteligência coletiva, através do auxílio da tecnologia.

As oficinas de Metareciclagem acontecerão em dois dias, em três turnos, no auditório da Casa Brasil de Santarém para todos os 300 alunos e alunas que participam dos cursos digitais, como Informática Básica, Avançado, Metareciclagem e Vídeo Participativo, além dos professores e colaboradores intelectuais. Os programas sócio-digitais Curumim Digital e MID (Melhor Idade Digital), também terão suas aulas de Metareciclagem nos seus horários especiais aos sábados. A finalidade principal dessas oficinas é apresentar aos novos cidadãos digitais os ideais da metareciclagem e abordar a questão ambiental e social sobre o lixo tecnológico, através da dinâmica da construção de máquinas obsoletas.

Essas aulas serão facilitadas pelo Coletivo Puraqué, por Dennie Fabrizio e Edu Costa, ativistas em software livre e metarecicleiros que entendem bem dos princípios da metareciclagem. Os alunos poderão compreender o que tem a mais da metareciclagem e por outro lado, descobrir o que tem por dentro da “caixa preta” dos computadores e ter noção do papel e da importância de cada peça que fazem funcionar a máquina internamente e na parte gráfica. Na Casa Brasil de Santarém existe um exemplo muito prático da metareciclagem, como o cyberxibé, espaço aberto a comunidade para o uso de internet livre, no qual são utilizados computadores antigos mas com tecnologia de ponta, favorecendo o acesso gratuito no mundo virtual da web.

De olho na programação das oficinas de Metareciclagem:

Quarta-feira – 02 de março de 2011

Manhã: 9h

Tarde: 15h

Noite: 19h

 

Quinta-feira – 03 de março de 2011

Manhã: 9h

Tarde: 15h

Noite: 19h

 

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    Rodrigo Ribeiro said,

    Atenção pessoal, vem ai mais uma grande oportunidade de aperfeiçoarmos o nosso conhecimento digital através de uma oficina da Casa Brasil… Quero ver toda a galera participando dessa oficina, aliás Metareciclagem é super importante para o planeta…. Até lá!!!

  2. 2

    Aliny Lima said,

    A Casa Brasil cada vez mas esta se superando nada melhor do que a oficina de meta ser um pouco mas interativa estamos todos de PARABÉNS que a cada ano a Casa Brasil possa se torna um exemplo de cidadania!!!!!
    bjinhos liny

  3. 3

    mirian said,

    muito legal a metareciclagen da forma que foi apresentada para os novos casas brasil de stm.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: