Pela manhã do dia 16 de novembro, no II Fórum de Cultura Digital, no anfiteatro grego Arena aconteceu o encontro dos Pontões de Cultura Digital. Na ocasião do debate entre os pontões, foi falado sobre os novos rumos das políticas públicas na SPC (Secretaria de Políticas de Cultura) e na SCC (Secretaria de Cultura e Cidadania), bem como a busca de fomentar um novo diálogo com o próximo governo, já que as perspectivas são bastante positivas, como a aprovação do Plano Cultural.
Outros pontos importantes discutidos, foram as questão políticas e instrumentais e levar a discussão dos pontões de cultura, servidores livres e rede digital para dentro das redes federais das universidades. Além da conexão e conhecimento entre os pontos e sistema de banda larga.
Para Jader Gama, do Puraqué e do Pontão de Cultura Digital do Tapajós, falou da importância da economia solidária e cultura digital no Governo Dilma como espaço de reberverização, levar esse viés para os estados e agir conjuntamente, se organizando fora do MIN. “O nosso novo movimento deve ser política, sustentável e de formação continuada, devemos enfatizar uma proposta política para o próximo governo.“
Daniel Morestegan, do Pontão “Nóis digitais“, de São Carlos, concorda com o Gama, afirmando que agora “as divergências devem se tornar convergências, os pontões devem ser um movimento social além do MINC“. A favor da continuidade das ações dos Pontões, melhorando pontos em comum e com uma economia solidária fora da rede com profissionais dentro da rede.
No final deste debate, a maioria concluiu que a cultura digital precisa implementar mais espaços de diálogo nestes pontões e de se trabalhar para independência quanto movimento social, bem como apoio aos que não são oficialmente pontões mas que fazem um trabalho digital há muito tempo.
Deixe um comentário