Chegando o Dia C da Campanha do Copo Livre


Por Adriane Gama

Na 8ª Temporada, o grande Dia C da Campanha Ambiental do Copo Livre está chegando no espaço Casa Brasil de Santarém, com um sabor muito especial, a comemoração de 1 ano dessa campanha. Com o tema Consciência limpa: Água no copo descartável? Tô fora!, esta ação, acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, dois dias de reflexão e fortalecimento da prática do NÃO USO DOS COPOS DESCARTÁVEIS nesta Unidade, o qual de uma forma ou de outra, acaba interferindo no hábito e na vida das pessoas, que além de trazer seu copo de sua casa, passam também a levar seu copo livre em outros lugares. Nestes dias, será comemorado a prática dos alunos e alunas do cursos digitais, colaboradores, conselheiros gestores e parceiros com uma grande distribuição de suco gelado de frutas naturais da nossa região, nos três turnos de atividades.

Segundo dados atuais da CBS pelo matemático Dennie Fabrizio, do Coletivo Puraqué, desde que começou oficialmente a Campanha do Copo Livre, em novembro de 2009, considerando no mínimo, cada pessoa utilizando apenas um copo, baseado nessa média, 45 mil de copos descartáveis deixaram de ser desperdiçados. Nas três temporadas, a cada 4 meses, no mínimo 15 mil plásticos não foram utilizados pelas pessoas que participam da Casa Brasil de Santarém. Destacamos que essa fonte de pesquisa foi baseada se cada aluno usasse apenas um copo por dia, durante esse ano, imaginem de fato, quantas vezes essa mesma pessoa tomou água por dia? Essa quantidade por cada aluno, triplicaria esses números.

É importante dizer também, que o destino desse tipo de material é o lixo comum, pois não existe reciclagem própria para copos descartáveis. Ainda nenhuma empresa realiza esse tipo de operação simplesmente porque não compensa financeiramente, pois o grande problema é que os copos deveriam ser lavados antes de serem reciclados, e isso representa um custo muito alto para elas. Por este motivo e entre outros, nesses dois dias de reflexão, a CBS estará distribuindo também o primeiro Selo Ambiental do Copo Livre. As pessoas só receberão este selo, é claro, se tiver com a sua própria caneca!

Então é isso, minha gente! Pequenas intenções, grandes conquistas! Vamos mostrar que com ações pequenas e colaborativas de um coletivo, se transforma em algo muito maior. Replique essa ideia, vamos combater o desperdício com essa atitude, diminuindo a extração de matéria-prima, uso exagerado de água e a poluição em si no nosso planeta. Parabéns comunidade da CBS e lembre-se sempre de carregar o seu Copo Livre em todos os momentos da sua vida!



12 Respostas so far »

  1. 1

    rainer said,

    parabens pela campanha do copo livre são pequenas ideias que transforman o mundo

  2. 2

    adriana said,

    por a campanha do copo livre e demais,eu adorei essa idéia ,e sempre trago meu copo para o curso.

  3. 3

    Cristiane Miranda said,

    SAUDAÇÕES À TODOS!

    REALMENTE É MUITO BOA A IDÉIA DE TRAZERMOS O NOSSO PRÓPRIO COPO PRO CURSO, EVITANDO O DISPERDÍCIO DE COPOS DESCARTÁVEIS.

    PARABÉNS Á TODOS QUE CONTRIBUEM À ESSA CAUSA!

  4. 4

    leonardo said,

    AMULEKE! eu vou está com o meu copo lá!!!!\o/\o/\o/\o/\o/

  5. 5

    elisbarbosa said,

    Minha amiga, parabéns pela iniciativa do copo livre.
    Pequenos gestos e grandes reflexões na vida humana.
    Quem ganha os resultados somos todos “nós” que lutamos pelas causas ambientais.
    Ah!Tenho meu copo livre também, penha que estarei nas ondas do Tapajós, sucesso à todos da Casa Brasil/Santarém e guarda um selo autenticado pra mim, por favor!!!!
    um abraço mocorongo.

  6. 7

    wendryo said,

    diga sim ao meu copo de plastico!hahahahahah!sempre trago e sempre vou trazer!!kibopoom

  7. 8

    wendryo said,

    kibom por existe o copo livre!ainda bem que tenho o meu

  8. 9

    Tatiana said,

    Poxa que bom chegou o dia C Campanha do copo livre é uma obrigação de todos nos da casa brasil. Cada um tem o dever de trazer o seu copo livre.

  9. 10

    Deecklinny Mary C. Jaty said,

    Cara foi muito bom o dia C queria q tivesse + desse dia
    muito obrigada

  10. 11

    leonardo said,

    Eu tenho o meu e fiz minha parte e você!¿¿¿¿

  11. 12

    edimara said,

    essa ação do copo livre que a casa Brasil aderiu está ajudando bastante o meio Ambiente. e esta dando conscentização aos alunos aderirem essa nova ação.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

