Oficinas de comunicação digital agitam jovens da Casa Brasil de Santarém


As oficinas de Comunicação Digital realizadas no auditório da CBS, facilitadas pelo Jader Gama, do Coletivo Puraqué começaram a colher seus primeiros frutos. Trata-se do primeiro encontro da equipe dos novos Comunicadores Digitais Comunitários da Grande Área do Santarenzinho e do Maracanã. A primeira reunião oficial aconteceu na tarde do sábado do dia 23 de outubro, contando com a participação, na maioria, de adolescentes e jovens que estudam na Casa Brasil de Santarém e do Infocentro do NavegaPara da Conquista. Na ocasião, houve um diálogo colaborativo para tratar dos assuntos temáticos principais, como criar um site de acontecimentos dessa Grande Área. Além disso, foi discutido um formato do layout, temas de reportagens e formação da equipe quanto a sua função (repórteres, cinegrafistas, editores, fotógrafos e técnicos de som). A ideia principal, segundo Jader Gama, é formação de pessoas com capacidade de gerar informação e conhecimento da sua própria realidade.

Na tarde do domingo seguinte, essa equipe esteve toda presente e dispostas no espaço CBS, tendo oficinas de programa de TV, simulando uma entrevista com personalidades locais, trabalhando com iluminação, enquadramento e postura, utilizando apenas uma máquina fotográfica. Na terça, a formação da vez, foram as oficinas de programa de rádio. A equipe trabalhou primeiramente com o roteiro e as pautas do programa, desde a abertura, músicas, anúncios até as dicas culturais e ambientais. Foi escolhido coletivamente o nome do programa, o qual se chamará a partir de agora, de “Onda Sonora”. Essa turma conheceu um pouco das ferramentas midiáticas digitais em Software livre que serão utilizadas no decorrer das aulas.

O envolvimento dessa turminha juvenil está sendo uma experiência muito satisfatória, onde todos estão aprendendo juntos. Já entraram em campo para realizarem as suas primeiras reportagens, e hoje, na Casa Puraqué, já começaram a gravar o primeiro piloto do programa de rádio, com uma entrevista super legal com o compositor regional Chico Malta, do Ponto de Cultura de Alter do Chão. Até a próxima com mais novidades da turma da Onda Sonora!


Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Sandra said,

    Isso está sendo uma das maiores experiências que estão adquirindo, despertando talentos e obtendo muito mais informações para desenvolver um ponto de avanço….

  2. 2

    Juliana Ferreira said,

    Tá sendo super divertido participar,
    e acho que a oficina de programação é uma boa oportunidade
    para os jovens que querem aprender sobre o assunto e que se
    interessam em expandir o seu conhecimento 🙂
    É também uma fonte de novas idéias e de opiniões próprias, pois
    mostra que nem tudo o que vemos na tv, ou em qualquer outro meio de comunicação, é verdade, pois muitas vezes a ”mídia mente” e é preciso que nós estejamos preparados para isso, é preciso saber questionar, refletir e tirar suas próprias conclusões, pois na sua conclusão, sim, vc pode confiar e seguir em frente, pois ela é sua,vc a criou!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: