Encontro dos Infocentristas do NavegaPara faz parte do II FASOL


Por Adriane Gama

Aconteceu no último dia do II FASOL, no dia 3 de setembro, fazendo parte da programação do Fórum, o Encontro dos Infocentristas do programa de inclusão digital do Governo do Estado, NavegaPará. Nesta atividade, teve a presença do Presidente da PRODEPA, Renato Francês, das Coordenadoras dos Infocentros do NavegaPara, Bruna Sousa e Lyane Araújo e do professor de Sistema de Informçaõ da UFOPA, Dr. Guilherme Conde que abriram o diálogo com informações e novas notícias sobre o programa, como o edital dos monitores do Telecentros BR e do site NavegaTube, e após esse momento, teve a troca de experiências e discussões entre os participantes, contando as dificuldades e avanços de cada espaço digital na cidade de Santarém e a importância do uso de ferramentas digitais em software livre nestes pontos de acesso coletivo e gratuito de cultura digital.

Segundo a Coordenadora Lyane Araújo, esse encontro proporcionou avaliar na prática, o aproveitamento coletivo dos infocentros em Santarém, e além disso enfatizou a contribuição local do Coletivo Puraqué, na parte de formação e construção de conhecimentos nestes espaços, fazendo com que os conselhos gestores e infocentristas possam ter a liberdade de autonomia e também resolver questões cotidianas do dia a dia. Para o professor da UFOPA, Guilherme Conde, é importante reforçar esses espaços dos infocentros junto com a universidade, para realizar capacitações de programadores.

Os participantes estavam reunidos na tenda do Cineclube 1ª Estação, sendo na maioria, representados pelos monitores dos Infocentros e pelos conselheiros gestores atuantes nos seus espaços digitais, como o do Pontão de Cultura Digital do Tapajós, da Conquista, do Maracanã, do STTR, do Aeroporto Velho, entre outros, além dos novos infocentros, como o do Casa Brasil de Santarém, ADEFIS, APAE, Associação do Bairro do Amparo e do bairro da Esperança. No final do encontro, um dos encaminhamentos mais em destaque, foi a proposta de incluir os cursos de avançados nos infocentros.

Atualmente, existem 19 infocentros do programa NavegaPara espalhados na cidade de Santarém, sendo que estes, na maioria, estão distribuídos estrategicamente nas áreas periféricas, beneficiando as comunidades que mais precisam de informação e inserção na cultura digital, fortalecendo o conhecimento e o desenvolvimento local.

Anúncios

5 Respostas so far »

  1. 1

    bruno said,

    e muito importante os infocentros como instrumentos da cultura digital

  2. 2

    jessica rodrigues pereira said,

    PARABENS POR MAIS ESSE GRANDE MARAVILHOSO TRABALHO,QUE ACONTECEU EM SANTAREM, SOFTWARE LIVRE, FOI MAIS UM DOS GRANDES APROVEITADOS , SUCESSOS QUE OCORREU NESTA CIDADE LEVANDO MUITOS JOVENS E CRIANÇAS E ATE MESMO ADULTOS PARA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O QUE ESSE GRANDE EVENTO CHAMADO SOFTWARE LIVRE.
    DIVERSOS ALUNOS DE VARIAS ESCOLAS MUNICIPAIS COMO; O ULBADO C.,ELAGENTIU E OUTRAS ESCOLAS…………..
    LEVANDO EM CONTA QUE O OBJETIVO FOI AVALIAR O APROVEITAMENTO NOS INFOCENTROS DE SANTARÉM…ISSO E BASTANTE BOM NÃO PARA OS BAIRROS MAIS PAR AS COMUNIDADES………… PARABENS……E BASTANTE OBRIGAAAAADA.

  3. 3

    Alexandre do Nascimento said,

    O encontro do fasol foi muito e muito importante por que fala a importância do linux
    e também foi importante leva o pessoal das escolas para qeu eles saibam a imporancia do linux no nosso dia a dia .

  4. 5

    jessica rodrigues pereira said,

    [B]PARABENS POR MAIS ESSE EXELENTE TRABALHO
    LE VANDO EM CONTA TUDO QUE ACONTE NESSA CIDADE, ISSO E UM PRIVILÉGIO, PARA MUITOS JOVENS E CRIANÇAS QUE MUITAS VEZES NÃO TEM OPORTUNIDADE ,ENEM SABEM O QUE E UM COMPUTADOR………E VCS TÃO LEVANDO O QUE MAIS IMPORTANTE PARA MUITAS PESSOAS…………OBRIGADO…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: