Oficinas de Criação de Roteiro para Documentários


Por Adriane Gama

Está acontecendo no IESPES, durante toda essa semana, de manhã e à tarde, as oficinas de Roteiro para Documentários, facilitada pela cineasta Zienhe Castro e a assistente de produção, Luna Ferreira, ambas de Belém, com o propósito de compartilhar seus conhecimentos à comunidade santarena que se interessa pela linguagem audiovisual. Esta oficina faz parte das atividades do III Salão do Livro do Oeste do Pará. À noite, a diretora de cinema, coordena o cinema no Parque municipal da cidade, local do evento literário, com filmes produzidos por ela e outros cineastas renomeados nacionalmente.

Os assuntos dessas aulas são abordadas de forma interativa, que parte do princípio de como criar roteiros para documentários utilizando recursos essenciais, como pesquisas, objetos de abordagem (imagens de arquivos e fotos), elementos de ficção, animação, plot, estrutura narrativa com início, meio e fim, e paralelamente a esses estudos estão sendo exibidos vários documentários, pois segunda a diretora, “a melhor maneira de aprender a fazer filmes é assistir filmes sempre”.

Nestas oficinas, estão participando acadêmicos de comunicação e alunos das turmas de Vídeo Participativo da Casa Brasil de Santarém, bem como o Coordenador do espaço Multimídia, Carlos Edielson e a Coordenadora da Unidade, Adriane Gama. As aulas de criação de documentários terminam nesta sexta-feira à tarde, e durante esta semana, está acontecendo intervenções de cinema desta oficina, no auditório da Casa Brasil de Santarém, dentro da programação das atividades de Cineclube 1º Estação do III Salão do Livro.

1 Response so far »

  1. 1

    ROSILDA said,

    Eu gostei muito atendimento que as pessoas da casa Brasil
    tiveram comigo ao chega no mesma quando eu e o meu filho viemos
    a ter o local para acessar no espaço livre eu gostei muito pois fui muito bem
    atendida por sinal graças a Deus eu na verdade eu vim somente acompanhar meu
    filho pois o mesmo gosta muito de computador eu gosto também de insetivá-lo
    pois eu quero o melhor como toda mamãe que tudo que a de melhor para os filhos
    eu também quero meus filhos queridos que Deus mim deu pra cuida com muito com
    muito carinho eu a amo os três filhos
    eu agradeço esse espaço que todos mim deram com muita atenção muito obrigado
    espero que não mude continuem sempre assim OBRIGADO
    ASS= ROSILDA


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

