Oficinas de Cultura Digital do Puraqué no bairro Nova Vitória


Por Abiene Sousa

Nos dias 2 a 4 de junho, a partir da 19h, na Associação dos Moradores do Bairro Nova Vitória (AMBNV), aconteceu a 1º Feira de Conhecimentos Livres nos Bairros, facilitada pelo Coletivo Puraqué, na coordenação de Jader Gama, que contou com o apoio da Casa Brasil de Santarém e AMBVN, parceiros de Cultura Digital. As oficinas dadas pelo coletivo Puraqué foram de: Aúdio, por Marcelo Lobato, Editoração Gráfica, por Tarcísio Ferreira, Vídeo, por Edilson Freitas e Metareciclagem, por Dennie Fabrizío e Edu. A equipe CBS, colaborou com as oficinas de gráfico, vídeo e metareciclagem, respectivamente, por Alessandra Sousa, Carlos Rodrigues e Abiene Pereira.

Durante estas três noites, os participantes chegavam na associação, bem cedo esperando pelo momento em que começaria as aulas, todos muito ansiosos por mais um momento de aprendizado, tanto que todos participaram nos três dias consecutivos sem nenhuma desistência, e é importante destacar que tivemos a participação em massa de crianças. Leia a seguir os depoimentos de alguns participantes dessas oficinas que são moradores do bairro Nova Vitória:

– Marlysson Batista, 11 anos, sobre as aulas de Metareciclagem: “Eu aprendi a montar o computador, conheci as peças e suas funções e agora acho muito fácil montá-lo, depois dessa oficina vi que o computador não era como eu imaginava que fosse por dentro”.

– Jonatas Fonseca, 11 anos, aluno de Vídeo: “Eu achei muito boa esta oficina porque oferece uma oportunidade de seguir carreira como fotógrafo, filmador e editando tudo em software livre”.

– Dener Alves Rodrigues, 13 anos, oficinando de Aúdio: “Aprendi a fazer vinheta, eu não entendia nada sobre aúdio, sabia o que era vinheta, só não sabia como gravava e capturava para o computador. Gostei muito”.

Na conclusão das oficinas, o Presidente da Associação Carlos Antônio Pinto dos Santos, grande incentivador dessa ação, disse em seu depoimento muita gratidão a todos que efetuaram e participaram das mesmas, dizendo que “uma atividade como esta é novidade para a comunidade, pois nunca houve antes estudos na aréa digital aos moradores deste bairro, onde foi exposto de maneira clara e objetiva, como é o computador por dentro, o uso correto de uma câmera e a captura de imagem, editoração gráfica para criação de informativos e edição de aúdio e vídeo, tudo em software livre”. Este trabalho cidadão deu tão certo que será realizado também em outros bairros desta grande aréa do Maracanã, finaliza o presidente.

O Coletivo Puraqué, por sua vez, busca contribuir com um movimento social como este, onde as pessoas se apropriam das ferramentas livres, é o que diz o oficineiro Dennie. Edilson Frota, oficineiro de vídeo conclui: a oficina proporcionou a interação de alunos de escolas públicas deste bairro, na qual resultou a criação de um vídeo educativo utilizando um filmadora HD e o software Cinelerra para edição e tivemos 100% de aproveitamento. Cultura Digital, conhecimento e cidadania é o nosso legado, junte-se a essa idéia e vamos melhorar nossa sociedade.

Repórteres:

Bruna Thainá e Abiene Pereira – CBS

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Brunek@ said,

    Não á nada mais importante do quer valorizar todos os meios de aprimorar seus conhecinmentos, todo mundo é igual: sendo criança ou adulto, rico ou pobre, o importante é sempre ser vc mesmo!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: