Semana do Meio Ambiente em Santarém


Por Adriane Gama

No dia 5 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. Em 2010, ano da Biodiversidade e possível descoberta do maior aquífero (Alter do Chão) do planeta na nossa região amazônica, todos os seres humanos devem estar atentos aos acontecimentos ambientais vividos recentemente. Tempos esses, de momentos não somente de reflexões, mas de ações e práticas, especialmente em se tratando da Amazônia, com alarmante impactos ambientais, como aquecimento global, desmatamento e queimadas ilegais, biopirataria, barragens, tipos de lixo que vai desde o doméstico até o tecnológico, extração de minérios, agronegócios, soja e muitos outros. Meio ambiente, não é assunto próprio para quem é ambientalista ou biólogo, é uma questão social que precisa se tratada com respeito e responsabilidade por todas as pessoas.

Em Santarém, a semana do Meio Ambiente, com o tema “Amazônia – Vidas Ameaçadas” é promovido pelo PREA (Pólo Regional de Educação Ambiental), onde várias entidades, organizações e grupos ambientais que atuam neste município, se juntam para propagar a sensibilização e conscientização das pessoas através do viés principal em comum, a educação ambiental nas suas diversas formas: palestras, maratona, circo, oficinas, blitz ambiental, atividades lúdicas e exposições.

Na Casa Brasil de Santarém, além das oficinas de conhecimentos livres de meio ambiente e o uso das ferramentas livres digitais, tem como prática ambiental, a Campanha do Copo Livre, uma iniciativa coletiva que diz NÃO ao desperdício dos copos descartáveis, reduzindo consideravelmente o uso de plásticos nesta Unidade, que vem acontecendo desde a 6º turma dos cursos digitais, no ano passado e que a cada dia, as pessoas torna essa ação, um hábito contínuo.

Sendo assim, vamos seguindo o exemplo tão nobre do beija-flor, com seu pequeno bico, levando gotas de boa vontade, e derramá-la nas florestas desconhecidas da nossa consciência para contribuir com um planeta saudável e recursos naturais: florestas, madeiras, minérios, água, animais e plantas preservados em equilíbrio. A falta de conhecimento é o pior inimigo do meio ambiente, e o conhecimento é a maior riqueza que um povo tem e guarda agora e para futuras gerações.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    rosa said,

    adorei ter passado essa temporada com equipe casabrasil

  2. 2

    rosa said,

    c arinho
    a mor
    s audades
    a nimada
    b ela
    r adinte
    a mizade
    s encivel
    i ncrivel
    l egaisl


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: