Puraqué realiza oficinas digitais na IV Semana dos Povos indígenas do Pará


Manifestação cultural, fortalecimento de políticas públicas e tecnologia foram os pontos principais da IV Semana dos Povos indígenas, criada pelo Governo do Estado do Pará, na qual uma das programações Aldeias, aconteceu no último final de semana, dias 24 e 25 de abril, na escola Indígena Borari, em Alter-do-Chão, na cidade de Santarém, que teve a participação dos povos: Borari, Arapium, Munduruku, Jarak, Arara, Tapajó, Tupaiu, Tupuia, Apiaka, Maitapu e Tupinambá. A Fundação Curro Velho, convidou a Casa Puraqué – Cultura Digital e Cidadania para facilitar as oficinas tecnológicas neste encontro.

OFICINAS DIGITAIS– Desde a primeira edição da Semana Estadual dos Povos Indígenas, acontece formações técnicas de linguagem audiovisual para estes povos. Neste ano, a equipe Puraqué foi convidada a mediar as oficinas de vídeo, gráfico, aúdio e metareciclagem, utilizando ferramentas tecnológicas em software livre, durante dois dias. Para o Coordenador da Casa Puraqué, Jader Gama, ressalta que as oficinas digitais serviram de motor de partida para que através das ferramentas de comunicação digital, os povos indígenas possam preservar melhor sua tradição cultural. “Nada melhor que os povos da floresta, mostrar para o planeta todo, por exemplo, os problemas ambientais que enfrentam diariamente na região Amazônica”, confirma o coordenador, dizendo que através do conhecimento digital, eles passam a produzir e divulgar suas próprias informações, valorizando sua identidade sem interferência externa.

Adriane Gama e Carlos Edielson, Coordenadores respectivamente da Unidade e do Estúdio Multimídia da Casa Brasil de Santarém, estiveram contribuindo com a equipe Puraqué, na documentação das oficinas deste evento.

PONTOS DE CULTURA INDÍGENA – Estão sendo implantados pontos de cultura nas aldeias Trocará (em Tucuruí) e Cateté (em Parauapebas). Cada ponto receberá um kit multimídia composto de computador com acesso à internet de banda larga e com placa de vídeo para edição, fitas, filmadora, além de outros equipamentos de áudio visual.

Para maiores informações sobre o IV SEPI clique nestes links abaixo:

http://www.currovelho.pa.gov.br/

http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=61970

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: